Em momentos como esse em que a atenção de todos se volta especificamente para uma questão humana perturbadora, levantar pontos opostos faz sua parte à consciência coletiva, não para desviar a tônica relevante da questão, mas para neutralizar as energias agregando pontos de vista de esperança e amenizando o medo, a desesperança e o pessimismo que toma conta de nós.

Há muito tempo a pauta midiática não abordava um assunto tão sério e complexo, por isso não é minha pretensão discuti-lo nem trazer à tona os benefícios ou malefícios da série 13 Reasons Why.

Minha intenção, talvez, seja até simplista em demasia perante ao tema… Mas que espero que possa contribuir a trazer luz de alguma forma aos corações apreensivos. Proponho trazer 13 razões opostas ao que se tem discutido – usando emprestadas palavras de alguns dos maiores mestres que já fizeram parte da humanidade:

13 RAZÕES PARA VIVER

1. “Você, você mesmo, tanto quanto qualquer um no universo inteiro, merece seu amor e carinho.” Buda

Não seja tão duro consigo mesmo. Lembre-se que você é um eterno aprendiz, e veio aqui para nada mais que aprender e evoluir.  Faz parte do papel você não aprovar tudo que você faz o tempo todo, afinal você está aqui para errar mesmo. Cultive o amor e o respeito por você sabendo que você e todos em sua volta fazem sempre o seu melhor que tinham disponível no momento.

2. “A melhor oração é a paciência.” Buda

Por isso, tenha paciência com os seus erros e paciência com os erros dos outros, afinal eles também estão aqui pela mesma jornada. “Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância. Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial”, Dalai Lama.

3. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo se encherá de luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão.” Jesus Cristo

Tudo o que há em você internamente é o que você focaliza do mundo externo, e tudo que você externa é o que há em você internamente. Isso quer dizer que, se você se volta para tudo aquilo que é mau e permite-se afetar pelas coisas negativas da existência, seu corpo as absorve imediatamente. Portanto, preste sempre muita atenção em como você está se preenchendo por dentro. O que você está deixando entrar? Lembre-se que você tem o poder de controlar a candeia.

4. “Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.” Jesus Cristo

Essa é a lei universal do poder da visualização que todos nós possuímos. Você não precisa saber rezar nem estar dentro de uma igreja para isso. Acredite de todo o coração que já vive a realidade que gostaria de viver, sinta-se já recebedor desta graça. Como Jesus mesmo disse, “tudo é possível àquele que crê”.

5. “Crê em ti mesmo, age e verá os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar.” Chico Xavier

Creia e confie, porém nunca se esqueça de agir. Dê o primeiro passo e a energia criadora o guiará. Um fenômeno interessante acontece quando se age um pouquinho a cada dia e se entrega… As coisas começam a vir até você e assim se desenrolam as sincronicidades de Deus.

6. “Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser.” Chico Xavier 

É sábio distinguir o que você pode controlar das coisas que não, e uma delas que sempre estará além de suas mãos é como as outras pessoas são e escolhem agir. Portanto, permita-os serem como quiserem, e principalmente a você ser como deve ser. Aprimore, sim, o que está em seu alcance e que trará influências benéficas em sua vida, porém acima de tudo aceite-se como é. Você tem de lidar consigo mesmo 24 horas por dia a sua vida toda, então nada mais funcional para sua vida que amar todas suas características e permitir suas imperfeições.

7. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Gênesis 1:26

Você é a imagem e semelhança de Deus. O que isso quer dizer, afinal? Que você já nasceu com todas as faculdades divinas dentro de si. Que além de ser humano, você é um ser celestial, único e imortal. Isso quer dizer que você já é perfeitamente pleno, sublimemente sábio e preparado para encarar todas as adversidades que você venha a passar. Como imagem e semelhança de Deus, você já tem todas as respostas dentro de si, e sempre que se sentir fraco ou distante desta conexão divina, basta voltar a atenção para sua força interior. Ela estará lá, sólida, perene e imutável. Este é Deus em você. Confie nele. Que é o mesmo que dizer: confie em si mesmo. Você é. Você pode. Você já tem tudo.

8. “Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.” Jesus Cristo

Ser humilde significa a ausência do ego e, portanto, o desapego com sua própria identidade. Esse desapego é o que Jesus quer dizer com “se humilhar”. Portanto, não se incomode tanto quando alguém tenta rebaixá-lo por meio de atitudes e palavras. Releve. Essa é uma batalha que essa pessoa está travando com ela mesma, não se diz respeito à você. Não leve para o lado pessoal. Deixe-se relevar e ficar em paz com isso.

9. “Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado.” Chico Xavier

Até mesmo (ou principalmente) os maiores guias espirituais que aqui se fizeram presentes e as grandes mentes da humanidade sofreram algum tipo de opressão, ódio coletivo, incompreensão e provações de todas as formas. Nem por isso eles mudaram a forma como viviam e viam o mundo. Não espere aprovação dos outros nem mude a si próprio por causa de outras pessoas. Siga sempre sua essência genuína. Você se recompensará por isso!

10. “Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha.” Chico Xavier

O que você está esperando? Porque joga fora o momento presente lamuriando-se, arrastando-se pela vida dia após dia? Pergunte-se agora o sentido de não viver bem sempre quando pode. Passe a fazer escolhas todos os dias de sorrir e sentir alegria quando pode, de amar a sua família e o próximo quando pode, de agir hoje enquanto pode. Verá que podemos muito mais que permitimos, pois nossa vida presente é muito mais cheia de graças do que qualquer outra coisa.

11. “Ninguém nos salva a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém consegue. Nós mesmos devemos percorrer o caminho.” Buda

A expressão “ninguém pode salvar aquele que não quer ser salvo” é verdadeira. Assim como a única transformação verdadeira é aquela que vem de dentro. Por isso, a menos que você aprenda a remar, nenhum bote no mundo é capaz de salvá-lo do afogamento. Seja quem você precisa para você hoje.

12. “Eu sou o que penso ser.” Buda

Capaz é aquele que pensa ser capaz. Não há maior segredo que isso. Você é o que você acredita que é. Eleve os seus padrões pessoais e não aceite ser menos do que intimamente, lá em seu âmago, deseja ser.

Pois, como já dizia a Sua Santidade Dalai Lama, “pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro”.

E, para fechar esse texto, deixo com vocês a 13ª RAZÃO PARA AMAR VIVER, expressada por Chico Xavier:

13. “Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois… a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.”

A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor! Pense sobre isso por um minuto. Você constrói a sua vida de acordo com seus sonhos, de acordo com o que deseja, segundo o que pensa e o que acredita. E tudo isso se torna concreto, real, apenas através do amor, com o amor! O que é a “verdade”, afinal, se não viver colocando sempre o amor antes de tudo?

Estas foram as 13 razões que eu reuni de ensinamentos breves e profundos destes grandes mestres espirituais que, pessoalmente, escolhi. Porém, tenho certeza que há muito mais ensinamentos que poderíamos usar como exemplo e mais milhares de razões que você mesmo poderia agregar aqui! Cabe a nós nos certificar sempre de que estamos apreciando a vida como ela merece e dando a devida atenção à essas razões.

Do mais complexo ao mais simples, o que você acrescentaria a essa lista? Quais são as suas razões? O que te faz levantar pela manhã todos os dias, que te dá força, que te leva além, que te faz bem, que te faz sentir-se grato por isso? Conte-as para si mesmo e mostre-as ao mundo.

Juntos, criemos um novo elenco de 1000, 10 mil razões! Imagine o que  milhões de pessoas expressando gratidão pela vida é capaz de impactar no mundo!

Eu, as pessoas próximas a você, aqueles que cruzam seu caminho e mais milhares de pessoas conectadas em rede contamos com você para ajudar a espalhar essas razões aos ventos por aí, dia após dia…

🙂

¨¨

Se você gostou desse artigo, talvez poderá gostar de…

– E se fosse possível?

– Quando você percebe que é seu principal sabotador

– Apaixonar-se por você

Anúncios