Com o mundo com o discurso cada vez mais voltado a valores sociais, como com campanhas contra corrupção, discriminação quanto à raça, credo ou orientação sexual e por meio de políticas de responsabilidades socioambientais e direitos do consumidor, muito se ouve falar sobre ética. As organizações estão em busca do valor ético em suas definições como forma de propagar a boa imagem da empresa. Mas, mesmo hoje, conseguimos alcançar a sua plena praticabilidade?

A ética é um conjunto de regras que identificam as ações dos indivíduos como boas ou más, considerando as leis, os costumes e a moral vigentes em um determinado tempo e espaço. A ética é variante, sendo que cada um tem o seu sentido de ser ético, tornando-a impossível de ser avaliada de forma exata. Andar nu em locais públicos é considerado extremamente anti-ético, da mesma maneira que estar completamente vestido em uma colônia de nudismo também o é. Mas dentro de uma mesma sociedade, há um consenso mútuo dos limites do que seria uma atitude ética da qual não seria.

Segundo Aristóteles, as virtudes éticas se desenvolvem no homem através de seu exercício, pelo hábito. É uma virtude do saber prático que segue o consenso mútuo do que é aceitável eticamente e o que não é, sendo o último evitado pelas pessoas, por não ser bem aceito na sociedade. Sócrates, no mesmo tema, dizia que para um indivíduo ser bom, bastava que ele soubesse o que era a bondade. Uma vez que a pessoa conhecesse e estivesse no meio dos bons, ela nunca mais iria voltar à prática do mau. Ora, se uma pessoa também convive em um espaço que somente é praticado a ética, assim ela tenderá a ser. Como diz Aristóteles em sua virtude ética, é um automatismo que se destina à ação. Se a pessoa simplesmente faz, sem racionalizar sobre isso, significa que é um estado do seu ser, que ela é. E o indivíduo ou é ético ou não, sem possibilidades de meio-termo.

O que é ser ético hoje, afinal, não é fácil de se definir. Somos éticos até o ponto que não estamos sendo prejudicados. Se ser ético se faz impossível se praticado apenas ocasionalmente, então eu diria que ninguém é ético em sua plenitude.

Anúncios